segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Você sabe o que é caridade? se tem duvida...então leia


                   "A fingida caridade do rico não passa, da sua parte de mais um luxo; ele alimenta os pobres como cães e cavalos."
Jean Jacques Rousseau

                   "A verdadeira caridade surge espontaneamente de um coração simpático, antes mesmo que qualquer pedido seja feito. Ela é a pessoa que dá, não ocasionalmente, mas constantemente."
 Budismo.
<>
Caridade é, sobretudo, amizade. Para o faminto -- é o prato de sopa. Para o triste -- é a palavra consoladora. Para o mau -- é a paciência com que nos compete auxiliá-lo. Para o desesperado -- é o auxílio do coração. Para o ignorante -- é o ensino despretensioso. Para o ingrato -- é o esquecimento da ingratidão. Para o enfermo -- é a visita pessoal. Para o estudante -- é o concurso no aprendizado. Para a criança -- é a proteção construtiva. Para o velho -- é o braço irmão. Para o inimigo -- é o perdão. Para o amigo -- é o estímulo. Para o transviado -- é o entendimento. Para o orgulhoso -- é a humildade. Para o colérico -- é a calma. Para o preguiçoso -- é o trabalho. Para o impulsivo -- é a serenidade. Para o leviano -- é a tolerância. Para o deserdado da Terra -- é a expressão de carinho.
<> 
A Caridade Segundo o Apóstolo Paulo
"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine".
"E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse caridade, nada seria."
" E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse caridade, nada disso me aproveitaria".
"A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa; não trata com leviandade; não se ensoberbece".
"Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal. Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade".
"Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta".
"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade. Mas a maior destas é a caridade" ( Paulo, I Coríntios, cap. XIII, vers. 1 ao 13).

"Todos os deveres do homem se encontram resumidos na máxima: Fora da caridade não há salvação" (Allan Kardec, Evang. S. Esp., cap.XV, item 5).
"Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral, e pelos esforços que faz para domar suas más inclinações". (Allan Kardec, E.S.E., XVII, 4).
O que é a caridade?  Seria darmos esmolas, levarmos comida aos necessitados, comprarmos uma rifa beneficente? Fazer isso nos daria a consciência tranquila do dever cumprido como cristãos? Este tipo de comentário fará você refletir sobre seu posicionamento frente à vida.
Paulo, nesta passagem, mostra aos cristãos de Corinto que a caridade é algo muito mais profundo e importante do que apenas darmos o que nos sobra aos carentes. Embora isto também seja um ato caritativo, não resume a grandiosidade desta virtude.
Dar esmolas e acabar com a necessidade material do próximo é muito importante. Mas preciso é alertar às pessoas que tudo depende da intenção. Se fizermos a doação material com o objetivo de aparecermos aos outros, ou então para aliviarmos nossa consciência, estaremos nos enganando. Além disso, corremos o risco de ajudar ao necessitado, mas humilhá-lo ao mesmo tempo, com um ar de superioridade que o ferirá. A doação desinteressada deve brotar da compreensão da Lei de Deus, tornando-nos irmãos de quem ajudamos e tendo como único fim o amparo e alívio do sofredor.
Ainda neste trecho, Paulo instrui de que nada adianta nos auto-flagelarmos, com o intuito de mostrarmos para quem nos vê que somos crentes em Deus. Mais importante que castigar o corpo, com privações e sofrimentos, é sufocar as más tendências, verdadeiras mães de nossas desgraças.
O apóstolo mostra que a verdadeira caridade traz a resignação, que é o entendimento das dificuldades da vida como obstáculos a serem vencidos, objetivando o progresso espiritual. Alia a bondade para com todos, independente do momento, pois a vingança e o ódio corroem o sentimento e turbam os sentidos racionais, enquanto o perdão enobrece o ser. Diz ainda que a prudência deve fazer parte de quem busca a caridade, pois ser leviano traz conseqüências inesperadas, e o orgulho do homem pode contribuir para o afastamento de Deus.
Portanto estejamos atentos aos novos movimentos, ser caridoso é muito mais simples e de atitudes muito mais simples, as vezes um sorriso ou presença seja o maior ato de caridade que aquele que precisa poderia receber....sejamos mais simples e de coração mais docil para percebermos onde os atos de caridade nos elevara a Deus e fara a quem  precisa enchergar uma luz na escuridão......CARIDADE TAMBEM É VIRTUDE.....

Deus nos abençoe,
Boa semana a todos e vamos exercitar a caridade cada dia....
Um grande abraço, ate a proxima...
Monica Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário