sábado, 11 de junho de 2011

O desafio de conviver com a diferença.....e de ser igual

O DESAFIO DE CONVIVER COM A DIFERENÇA E DE SER IGUAL...

        

Em um mundo cada vez mais globalizado e sem fronteiras, torna-se cada vez mais reconhecível e complexa as diversidades existentes no planeta. Diferentes culturas, etnias, raças e tantas outras diversidades, são fatores que constitui um universo cada vez mais colorido, mais cheio de brilho, mas encantador... e lamentavelmente, cada vez menos harmônico. 

As diferenças são claras, podem ser percebidas no teatro e no cinema, podem ser interpretadas nas novelas da TV, mostrada nos telejornais, assistidas em uma partida de futebol, observadas nos "big brothers" da vida ou até mesmo em casa ou no trabalho, coladinho com quem se convive tanto tempo da vida.

Tão claras quanto as percepções, são as dificuldades em conviver com tantas diferenças. Mesmo com tantas riquezas de diversidades, o homem trava consigo uma busca incansável pela satisfação pessoal, aflora o seu egoísmo e acaba excluindo tudo aquilo que julga não lhe ser conveniente.
Essas concepções colocadas em prática, dificulta o entendimento e o relacionamento humano, fere os direitos dos outros e agride a identidade de diferentes culturas.
É certo que o desafio de conviver com as diferenças é uma tarefa árdua, mas precisa ser encarada como uma necessidade humana, pois ao respeitar o próximo, certamente abriremos espaços para que as nossas diferenças também sejam respeitadas.
Bom seria se as pessoas aprendessem a respeitar os seus semelhantes como eles realmente são, independentemente de cor, raça, sexo...
Todos os homens são iguais. É só pensando desta forma que certamente construiremos um mundo sem preconceitos, fraterno e cada vez mais encantador.
Agnaldo Leitte


Para Natálya GuedesO que seria da Humanidade se todos agissem do mesmo modo?É inconteste a importância da diversidade de pensamentos e culturas para o desenvolvimento da Humanidade. Mas a dificuldade em aceitar as diferenças ainda está arraigada em nossa sociedade, e é um desafio vencer essa situação.
" Não é de hoje que observamos conflitos originados das divergências existentes entre povos "

O desafio de aceitar as diversas formas de cultura tem uma relação intrínseca com a história da Humanidade. Não é de hoje que observamos conflitos originados das divergências existentes entre povos. Mas o que leva algumas pessoas a apresentarem dificuldade em aceitar outras culturas? Intolerância e sentimento de superioridade em relação ao pensamento de pessoas diferentes daquelas do meio em que vivem. Isso acarreta ao que infelizmente é comum em nossa sociedade: preconceito.
Ficar preso a uma única forma de pensar é como uma reprodução assexuada, onde não ocorre troca de informações genéticas e conseqüentemente não há variabilidade e melhoria da espécie. Quando trocamos informações com pessoas de diferentes culturas, aumentamos o nosso campo de visão sobre determinado assunto e melhoramos nosso parecer sobre tal.
" Cada um deve se conscientizar de que somos todos iguais "

Em suma, ainda há muito que se fazer para vencer o desafio da convivência harmoniosa entre diferentes culturas. Projetos em prol de uma maior integração das diversas culturas existente em nosso país precisam ser mais valorizados e difundidos. Autoridades e pessoas de destaque na sociedade devem servir de exemplo de pessoas que aceitam e convivem com outros povos. E cada um deve se conscientizar de que somos todos iguais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário