quinta-feira, 23 de junho de 2011

As dificuldades e as injustiças da vida....



 
A vida nem sempre é justa ou agradável. Coisas ruins acontecem a pessoas boas e isso nos impacta, assusta, indigna. É frustrante e incômodo. Diante dos problemas a tendência de muitos é se fixar na busca de respostas: por que? É uma pergunta que não cala.
Sensação de que foi injustiçado ou de culpa por alguma falha do passado surgem com grande força. No entanto muitas coisas acontecem sem nossa intervenção. A perda de um filho, uma doença grave, um assalto, um terremoto que acaba com uma cidade, não são coisas que temos poder ou culpa, essas e tantas outras coisas acontecem a revelia, sem razão, permissão e muito menos explicação.
Não ter respostas nos incomoda, pois parece que somente com elas é que poderemos seguir em frente. Na verdade é uma luta contra o fato de que não estamos no controle de nossa própria vida, o que é um ataque ao nosso narcisismo.
Essa verdade é muito dura de aceitar, mas somente quando a elaboramos é que podemos assumir uma nova postura. Quando paramos de focar na tragédia (e isso não é simples, nem fácil, mas possível!) e passamos a olhar para as outras coisas que estão a nossa volta, para as conquistas que estão ali a espreita, para o que ainda está vivo as coisas podem tomar outro rumo. Pois quando você muda o ambiente em sua mente, o ambiente em sua volta também mudará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário