sábado, 23 de julho de 2011

Uma democracia disfarçada de demagogia/ hipocrisia?será?


Bem, começarei este texto hoje com algumas básicas definições para o melhor entendimento do que vem a seguir:
Democracia: A palavra Democracia vem do grego e significa “poder do povo”, ou seja, governo feito pelo povo.
Demagogia: é a arte de conduzir o povo a uma falsa situação. Em termos etimológicos provém grego, querendo dizer “a arte de conduzir o povo”.
Hipocrisia: Afetação de virtudes ou sentimentos nobres, ausentes na pessoa. Fingimento. Falsidade.
Em todas definições, o povo é a essência das situações. Vejamos bem a grande diferença dentre os termos, onde um o povo tem o poder de decidir e noutro é apenas conduzido e entre elas a falsidade e o fingimento. Mas, qual o porquê desta comparação? Simples. Vivemos num período onde a política preza pela Democracia, mas age pela Demagogia/Hipocrisia, empregada de uma forma pejorativa.
Na antiguidade, ser demagogo era ser um líder, o condutor do povo e até intimamente ligado à democracia. Com o passar dos tempos, a expressão sofreu uma evolução semântica. Quando surgiram novos líderes, com novos princípios, começaram a ser fortemente criticados pelos adversários dos modelos democráticos. Por causa disso é que a expressão ganhou a atual conotação: aquele que procura dar voz aos medos e aos preconceitos do povo. Demagogia /Hipocrisia passou a ser a forma de enganar o povo de uma falsa promessa, o que é hoje comum no universo da política ocidental.
Mas onde foi parar a Democracia? Nas eleições. A única forma com que o povo realmente possa ter o poder é através do voto, onde elegem um representante para representá-los no poder. É aí que mora o perigo. Este representante, para poder conseguir este suposto poder, age com os preceitos da Demagogia/Hipocrisia, ou seja, promete mundos e fundos, diz ou propõe algo que não pode ser posto em prática, apenas com o intuito de obter um benefício ou compensação. Muitas das vezes, compram o voto do eleitor oferecendo-lhe bens ou serviços imediatos confiando no segredo do voto.
Analisando bem, nota-se que Democracia e Demagogia/Hipocrisia estão intimamente ligadas, mesmo na forma ambígua, onde o povo elege o seu representante, seja de forma democrática ou “comprados” pelo seu líder demagogo/Hipócrita.
As eleições sempre estão aí, novas e velhas caras, novas e velhas promessas e sempre a mesma democracia, a “invejável”, vamos dizer assim, demagogia/Hipocrisia.
Muito bem, desculpe-me se generalizei nos fatos, mas na minha visão política atual brasileira é incansavelmente dotada de pura demagogia/Hipocrisia, a velha política do “pão e circo”, disfarçados numa democracia hipócrita e de princípios arcaicos.
Grande abraço.
Mônica Coelho

Um comentário:

  1. Muito atual esse texto. Demonstra que o problema é antigo, mas ainda impera a política do pão e circo. Não vejo futuro para quem acredita nessa democracia. Hoje, o povo está nas ruas, mas, infelizmente, é uma minoria. A grande maioria ainda está acomodada dormindo...zzzzz

    ResponderExcluir