segunda-feira, 18 de julho de 2011

Deserto que existe em nós...




 “O deserto comporta dois sentidos simbólicos essenciais: é a indiferenciação inicial ou a extensão superficial, estéril, debaixo da qual tem de ser procurada a Realidade.”
“ o deserto é o seu exterior, o corpo, o mundo, o literalismo, que a pessoa percorre cegamente, sem perceber o Ser divino escondido no interior dessas aparências. Aliás, o deserto, segundo Mateus, é povoado de demônios. Já para um escritor chamado Richard de Saint-Victor, o deserto, muito pelo contrário, é o coração, o lugar da vida eremítica interiorizada.”
“É por isso que os monges do cristianismo posterior se retiraram para o deserto como os eremitas (deserto se diz, em grego, eremos), para afrontar, aí, a sua natureza e a do mundo unicamente com a ajuda de Deus. O conteúdo simbólico do termo aparece muito bem aí, pois logo se deixou de achar necessário ir materialmente para o deserto, a fim de levar uma vida de eremita.”
Com isso já dá para ter uma idéia mais bacana do potencial revelador que o deserto carrega dentro de uma perspectiva simbólica. Imagine então o poder disso tudo agregado à experiência prática, que coisa maravilhosa e transformadora deve ser, não?
Nunca estive num deserto de verdade. Não é para qualquer um, ainda mais se a caminhada for solitária e as condições climáticas não ajudarem. Mas depois que passa (às vezes bem depois), é uma alegria só; fica marcada na alma para sempre a sensação de haver conseguido chegar ao destino, de vencer obstáculos, sejam estes físicos ou psicológicos, porque dos dois há.
E lendo a Bíblia penso que quando os apóstolos andavam pelo deserto atravessando grandes montanhas de areia proclamando as palavras de Jesus, eles não não estavam no deserto somente mais viviam muitas vezes neste deserto, o deserto do nada e do tudo, do vazio e da plenitude, da esperança e da resignação.....assim somos nós vivendo muitas vezes nossos desertos em muros de pedra mas que de nada diferenciam dos desertos dos quais conhecemos ou vimos. Deixemos nossos desertos acontecerem e andarmos por eles sem medo do desconhecido, pois é nele que nos fortalecemos no que somos e no que queremos.....tenha coragem viva o seu deserto...com Deus!!!!
Monica Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário