segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Conjugue o verbo agradecer sob a otica da GRATIDÃO........


A gratidão é uma virtude que precisa ser cultivada e desenvolvida continuamente. Precisa se tornar um hábito diário. Muitas vezes não nos lembramos de agradecer e apenas reclamamos.
“nada de novo poderá chegar na nossa vida enquanto não tivermos o sentimento de gratidão”
essa frase encerra um conceito muito importante, no que tange à felicidade e prosperidade.
A gratidão é o reconhecimento das coisas que temos, somos, e fazemos. Enquanto esse sentimento não se fizer presente, nós nunca seremos felizes, pois sempre faltará algo. Segundo do Dr. Lair Ribeiro “a gratidão é a mãe de todas as outras virtudes, é um mecanismo que funciona como uma retroalimentação cibernética”.
Enquanto o foco estiver naquilo que você não tem, mesmo que você consiga essas coisas, você irá querer outras novas coisas que não tem, pois o foco está na falta.
Então, é preciso fazer essa mudança, ou seja, começar a reconhecer as coisas boas que você já tem, tais como família, saúde, bens materiais, até porque, sendo assim, pela lei da atração, novas coisas chegarão à sua vida, para você as continuar curtindo e agradecendo
Em vez de se lastimar mude essa atitude de vítima para uma atitude positiva, agradecendo desde que abre os olhos de manhã até a hora de dormir. Ao fazer isso você abre seu coração, abre seu entendimento para descobrir quantas bênçãos pequenas e grandes você recebe a cada dia. Desse modo você passa a perceber as bênçãos "invisíveis" que nem tinha notado. Passa a sentir como foi protegido, amparado, ajudado tantas e tantas vezes.
O sentimento de gratidão nos liberta da preocupação e nos acalma. Ao agradecer nosso coração descansa, nossa mente se aquieta, relaxamos mais, dormimos melhor e ficamos livres de tantas tensões da vida moderna.
A gratidão cura as doenças psicossomáticas e crônicas. Cura as dores da alma como a depressão, a tristeza, a solidão, melancolia, a baixa-estima, insônia e ansiedade.
Lembre-se sempre de demonstrar sua sincera gratidão a todos que o ajudam. Expressar gratidão é uma força poderosa; é um atributo natural da mente voltada para a prosperidade.
Ao desenvolver esse hábito de agradecer você aciona a energia curativa do universo e muda as circunstâncias e o ambiente ao seu redor.
É importante recordar-se de agradecer. Existem maneiras concretas de nos ajudar a lembrar de agradecer, como escrever bilhetinhos e espalhá-los onde possamos ler para lembrar de agradecer ou escrever um diário contemplando as graças recebidas.
E mentalmente, repita, várias vezes ao dia: Obrigado, obrigado, obrigado Deus. Experimente isto e sinta como você fica mais calmo, completo e feliz.
Sinta também como a prática da meditação e o relaxamento naturalmente tornam o coração agradecido, porque purificam os padrões mentais, limpam a mente das emoções e sentimentos negativos que lhe impediam de sentir gratidão.
Torne-se sensível às belezas da natureza. Desperte sua percepção para observar mais a beleza do mar, das montanhas, da vegetação, das flores, frutos e árvores, dos rios e cachoeiras. Deleite-se com o canto dos pássaros. Sinta carinho e respeito pelos animais. Agradeça a Deus pelo seu universo tão pleno de maravilhas.
Sinta um agradecimento profundo pelo nosso planeta, nossa querida Terra, que tudo nos dá sem nada pedir em troca. Faça isso de maneira concreta, cuidando do meio ambiente à sua volta, ajudando a não poluir, preservando a natureza, reciclando o lixo.
É necessária muita conscientização sobre como cuidar e respeitar o nosso planeta. Se cada um de nós fizer a sua parte, por menor que seja, estaremos cumprimos nosso dharma (espécie de missão do bem), nosso dever e ajudando nossa amada Mãe Terra.
Quando nos despertamos interiormente para o sentimento tão nobre da gratidão, começamos a sentir gratidão por tudo, pelo ar que respiramos, por estarmos andando, vendo, ouvindo, falando e pelo simples fato de estarmos vivos.
Passamos a dar mais valor a vida e a essa oportunidade, essa dádiva de ter nascido na Terra para aprender e evoluir espiritualmente. Ao compreender isso, nos libertamos do sentimento de revolta, da não-aceitação.
Os mestres sábios nos ensinam a agradecer tanto as coisas boas como as coisas ruins, compreendendo que tudo acontece para melhor e que tudo segue um plano divino. Deus quer que extraiamos lições das dificuldades que são como esmeris nos purificando e desenvolvendo as virtudes em nosso interior.
Em vez de só reclamar e se focar nos defeitos e faltas, podemos ver o lado positivo. Quando não somos gratos, não somos capazes de sentir felicidade, porque ficamos focados no que não tivemos, no que não temos e achamos que nunca temos o suficiente.
Através do conhecimento e da prática da filosofia do yoga rompemos a união com a dor, ficamos livres da ignorância e do sofrimento. Aprendemos o caminho que vai nos libertando da dor dos desejos, da ansiedade, dos apegos e aversões, da raiva, da irritação e descontentamento.
Ao conquistar a virtude de ter um coração agradecido, você respeita a todos e ao mesmo tempo não perde seu discernimento. É o antídoto para o orgulho.
Através da gratidão você sintoniza com mais bênçãos divinas e atrai a boa sorte.
Gurumayi uma vez disse: "Quando nos tornamos gratos, recebemos mais. Quando expressamos nossa gratidão, recebemos ainda mais. Esta a lei da natureza".
Cultive a gratidão. Sintonize com as vibrações puras de Deus através do agradecimento profundo e sincero e muitos de seus problemas e carmas são diminuídos e você recebe mais e mais graças divinas.
Vivencie isto agora. Feche os olhos. Respire tranqüilamente. Deixe que o ar entre e saia naturalmente.
E conte suas bênçãos. Lembre-se de tanto que há para agradecer.
Agradeça a Deus, a fonte divina de onde recebemos tudo.
Agradeça a vida.
Agradeça ao seu corpo e sua mente.
Agradeça a seus pais, filhos, parentes, amigos, a todas as pessoas e acontecimentos.
Lembre-se de todas as coisas boas de sua vida.
Permita que a gratidão dissolva seu cansaço, tristeza e karmas.
Permita que seu coração se torne suave e doce através da gratidão e experimente entusiasmo e tranqüilidade.
Fique em paz.

Uma santa e excelente semana a todos,
Que Deus nos abençoe,
ate a peoxima,
Monica Coelho

domingo, 9 de outubro de 2011

A esperança perdida com as dificuldades da vida.......

“A noite nos parece interminavelmente mais escura um pouco antes do amanhecer, quando o Sol com sua luz maravilhosa, iluminará nossos caminhos com seus raios dourados”.

Muitas vezes não temos muito à oferecer, ou repartir, mas enquanto existirem palavras que tragam de volta a esperança perdida na longa noite das dificuldades da vida, elas valerão mais do que do qualquer dinheiro ou bem material, porque renovam a vontade de lutar até encontrar soluções para nossos problemas . . .
Algumas palavras, nos momentos certos trazem de volta a vontade de viver e tem o poder de transformar quem está quase desistindo . . . Palavras que podem transformar um desiludido em alguém que volte a amar a vida com intensidade bastante para lutar quantas vezes for necessário, até vencer . . . Palavras que despertam a emoção, fazem amar e ter a esperança inabalável de que podemos mudar o manhã de nossas vidas, para sempre . . .
Não temos muito à oferecer, senão palavras que façam continuar, continuar, continuar. . . sem desistir .
Não desista diante da crise, desistir é muito fácil e qualquer um sabe fazê-lo. Use toda sua determinação e coragem para tornar-se alguém especial. Use toda sua criatividade para construir novas armas e inventar novos meios para eficientemente superá-la. Porque ao vencermos a crise teremos crescido e apreendido tanto, que nada mais na vida poderá deter-nos.
 Somente as derrotas podem proporcionar meios de calibrar nossos instrumentos e ideais para a conquista dos nossos objetivos . . . a vitória . . .
O melhor seria dizer que uma vitória não é nada mais, do que o resultado inevitável de uma seqüência de fracassos devidamente reavaliados e corrigidos . . . Porque o verdadeiro vencedor, não é aquele que vence todas as tentativas, mas quem apesar de sucessivas derrotas, jamais deixou de tentar . . . Assim concluímos que não existem verdadeiros perdedores, mas sim, pessoas que deixaram de tentar muito cedo e por isso nunca chegam a vencer . . . Porque a vitória é somente o resultado de inúmeras derrotas somadas, devidamente reavaliadas e corrigidas . . .
 Por este motivo, não existe um só homem que tenha vencido, sem antes passar por inúmeras derrotas . . . Concluímos assim, que a pior de todas as tentativas é aquela que não foi feita . . .
Por pior que seja este momento, por maior que seja sua dor, ou por mais cruéis que sejam suas dúvidas de que um dia viveremos tempos melhores, tenha sempre a esperança viva no seu coração . . .
Apreenda com a natureza uma magnífica lição, quando depois de alguns dias de chuva nos presenteia com uma linda manhã de Sol . . . Ao enfrentar este momento difícil ou iniciar uma nova empreitada confie sempre nas palavras de Cristo, quando prometeu que “O bom e justo, jamais há de estender sua mão à mendicância”. . . Portanto se você se considera Bom e Justo, não há o que temer, porque mesmo nos momentos mais difíceis, você sempre encontrará soluções que oferecerão o suficiente para sua sobrevivência . . .
 Os maiores fracassos, residem sempre na falta de esperança, porque é mais fácil acreditar que não vamos conseguir, do que lutar até vencer os desafios que a vida nos impõe . . . É mais fácil responsabilizar outras pessoas ou acontecimentos pelo fracasso das nossas investidas, do que assumir as limitações e o vazio de esperança em que vivemos . . .
 O NÃO POSSO, assim como o NÃO CONSIGO são afirmações que exprimem a incapacidade de reagir em que vivemos, como se fossemos a imagem e semelhança da falta de perseverança e obstinação . . .
“LUTAR E VENCER INFALIVELMENTE ONDE QUER QUE EU VÁ, OU EM TUDO QUE EU FAÇA” . . . este deve sempre o nosso lema . . .
Não devemos sob hipótese alguma desistir e desanimar, mesmo quando trilhamos todos os caminhos com passos que nos levem inevitavelmente ao sucesso e por algum motivo, este não é conquistado. Pois freqüentemente lidamos com fatos ou pessoas cujo fracasso já é parte integrante de suas vidas e por mais otimistas ou vencedores que sejamos, vencer nestas circunstâncias, transcende nossas limitações . . .
 Quando isto ocorre, não devemos nos desesperar, nem perder a esperança, mas sim pensar que não fomos nós que fracassamos, mas os outros que perderam muito . . . por não aceitarem compartilhar da nossa vitória . . .
•Coerência de princípios é a base da boa educação
•Renascer sempre a cada dia
•Para o resto de nossas vidas.
 
Semana abençoada a todos,
Até o proximo assunto,
Que Deus nos abençoe,
Mônica Coelho

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Quem são outros???.....


SOMOS OS OUTROS DOS OUTROS
 
NUNCA ESTAMOS SATISFEITOS COM O QUE FAZEM OS OUTROS
E VIVEMOS SOZINHOS, SEM PENSAR NOS OUTROS,
COMO LOBOS FAMINTOS ESPREITAMOS OS OUTROS,
CONVENCIDOS DE QUE SÃO OS NOSSOS ALIMENTOS, OS OUTROS...
OS ERROS VASOS QUE ATIRAMOS NOS OUTROS
OS ACERTOS SÃO NOSSOS, NUNCA DOS OUTROS...
CADA PASSO, UMA TENTATIVA DE PISAR NOS OUTROS,
E É CADA VEZ MAIS FORTE A BATIDA DA PORTA NA CARA DOS OUTROS
AS VERDADES OFENDEM, SE DITAS PELOS OUTROS...
AS MENTIRAS SÃO VENDIDAS SE AS COMPRAM OS OUTROS
SOMOS JUIZES MESQUINHOS DO VALOR DOS OUTROS,
MAS NÃO ACEITAMOS QUE NOS JULGUEM . OS OUTROS
APAGAMOS A LUZ QUE, POR AMOR AOS OUTROS,
ACENDAM EM UMA CRUZ QUEM MORREU PELOS OUTROS
PORQUE  SE TORNA UM PESO COMPREENDER OS OUTROS,
CAMINHAMOS AS ESCURAS SEM PENSAR NOS OUTROS
NOSSO TEMPO É VALIOSO, NÃO O DOS OUTROS...
NOSSO ESPAÇO PRECIOSO, NÃO O DOS OUTROS...
NOS SENTIMOS PILOTOS DO ANDAR DOS OUTROS,
ONDE ESTIVERMOS, NOS SUPORTEM OS OUTROS...
CONDENAMOS A INVEJA, SE A INVEJA É DOS OUTROS,
SE FOR NOSSO O DESCASO, NÃO O ENTENDEM OS OUTROS,
NOS SENTIMOS ESCOLHIDOS ENTRE TODOS OS OUTROS,
MAIS DO QUE PERFEITO, EM RELAÇÃO AOS OUTROS...
ESQUECEMOS QUE SOMOS O OUTRO DOS OUTROS,
QUE TEMOS O OMBRO COMO TODOS OS OUTROS,
CARREGAMOS NAS COSTAS, UNS MENOS QUE OUTROS,
VAIDADE E MODESTIA COMO TODOS OS OUTROS
ESQUECEMOS QUE SOMOS O OUTRO DOS OUTROS,
NOS FAZEMOS DE SURDOS AO CHAMADO DOS OUTROS.
POIS É, PURA BOBAGEM ESCUTAR OS OUTROS,
CHAMAMOS MANIA O AMOR AOS OUTROS.

Que Deus nos abençoe!!!
Um excelente e abençoado final de semana a todos,
Ate a proxima.....
Monica Coelho