terça-feira, 27 de setembro de 2011

Quem aceita a vida como ele é???

 
"Eu não me perdi... e mesmo assim ninguém me perdoou..."
Renato Russo

Outro dia, ouvindo a música "Por você" do Barão Vermelho, algo me chamou a atenção na parte que diz "por você... eu aceitaria a vida como ela é". Fiquei a pensar se eu aceito a vida como ela é... Sabe, nós um dia simplesmente nascemos e estamos aqui sem certeza alguma sobre a nossa condição (a não ser a "certeza" baseada na fé ou em teorias, que pra mim, sinceramente, não pode de maneira alguma ser chamada de "certeza" no pleno sentido da palavra), essa é a vida. Esse conceito "aceitar a vida como ela é" me parece muito vago. Você fala nas incertezas da vida e, realmente, todo ser humano lida com suas questões sem respostas, com suas dúvidas. Só os que negam ou reprimem severamente tais dúvidas é que exibem uma fachada de certeza absoluta de tudo .
▬ Mas o que significa aceitar a vida como ela é?
É não buscar novas respostas ou novas perguntas? É ser comodista? Ou até mesmo ser pessimista, achando que nunca compreenderá nada sobre a existência?
O perigo de "aceitar a vida como ela é", me parece, é o perigo de não buscar evoluir como ser humano, não buscar ser uma pessoa cada vez melhor tanto em casa, como no trabalho, como na comunidade. O risco é o de não buscar desafios que possam lhe ajudar a progredir como pessoa (não confundir com ficar materialmente mais rico - correr atrás do dinheiro não é sinônimo de evoluir, embora vc possa usar o dinheiro para evoluir).
Também, eu acho que é muito importante a pessoa realizar seus talentos. Como assim?
Se você tem o dom de ensinar, ensine (naturalmente, espera-se que coisas úteis e boas).
Se você tem o dom de cantar, cante.
Se você tem amor sobrando, energia amorosa, doe esse amor.
Se você tem o dom de plantar, plante.
Se você tem conhecimento especializado, use-o para o seu bem e da comunidade.
Todos temos dons, mas desenvolvê-lo não é tão fácil, muitas vezes requer dedicação.
Aceitar a vida como ela é", pelo menos para mim, é mais uma questão de permanente busca
de evolução para que eu me torne uma pessoa melhor.
Boa semana a todos,
Deus nos abençoe!!!
Ate o proximo...
Mônica Coelho

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Você sabe o que é caridade? se tem duvida...então leia


                   "A fingida caridade do rico não passa, da sua parte de mais um luxo; ele alimenta os pobres como cães e cavalos."
Jean Jacques Rousseau

                   "A verdadeira caridade surge espontaneamente de um coração simpático, antes mesmo que qualquer pedido seja feito. Ela é a pessoa que dá, não ocasionalmente, mas constantemente."
 Budismo.
<>
Caridade é, sobretudo, amizade. Para o faminto -- é o prato de sopa. Para o triste -- é a palavra consoladora. Para o mau -- é a paciência com que nos compete auxiliá-lo. Para o desesperado -- é o auxílio do coração. Para o ignorante -- é o ensino despretensioso. Para o ingrato -- é o esquecimento da ingratidão. Para o enfermo -- é a visita pessoal. Para o estudante -- é o concurso no aprendizado. Para a criança -- é a proteção construtiva. Para o velho -- é o braço irmão. Para o inimigo -- é o perdão. Para o amigo -- é o estímulo. Para o transviado -- é o entendimento. Para o orgulhoso -- é a humildade. Para o colérico -- é a calma. Para o preguiçoso -- é o trabalho. Para o impulsivo -- é a serenidade. Para o leviano -- é a tolerância. Para o deserdado da Terra -- é a expressão de carinho.
<> 
A Caridade Segundo o Apóstolo Paulo
"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine".
"E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse caridade, nada seria."
" E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse caridade, nada disso me aproveitaria".
"A caridade é sofredora, é benigna; a caridade não é invejosa; não trata com leviandade; não se ensoberbece".
"Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal. Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade".
"Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta".
"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade. Mas a maior destas é a caridade" ( Paulo, I Coríntios, cap. XIII, vers. 1 ao 13).

"Todos os deveres do homem se encontram resumidos na máxima: Fora da caridade não há salvação" (Allan Kardec, Evang. S. Esp., cap.XV, item 5).
"Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral, e pelos esforços que faz para domar suas más inclinações". (Allan Kardec, E.S.E., XVII, 4).
O que é a caridade?  Seria darmos esmolas, levarmos comida aos necessitados, comprarmos uma rifa beneficente? Fazer isso nos daria a consciência tranquila do dever cumprido como cristãos? Este tipo de comentário fará você refletir sobre seu posicionamento frente à vida.
Paulo, nesta passagem, mostra aos cristãos de Corinto que a caridade é algo muito mais profundo e importante do que apenas darmos o que nos sobra aos carentes. Embora isto também seja um ato caritativo, não resume a grandiosidade desta virtude.
Dar esmolas e acabar com a necessidade material do próximo é muito importante. Mas preciso é alertar às pessoas que tudo depende da intenção. Se fizermos a doação material com o objetivo de aparecermos aos outros, ou então para aliviarmos nossa consciência, estaremos nos enganando. Além disso, corremos o risco de ajudar ao necessitado, mas humilhá-lo ao mesmo tempo, com um ar de superioridade que o ferirá. A doação desinteressada deve brotar da compreensão da Lei de Deus, tornando-nos irmãos de quem ajudamos e tendo como único fim o amparo e alívio do sofredor.
Ainda neste trecho, Paulo instrui de que nada adianta nos auto-flagelarmos, com o intuito de mostrarmos para quem nos vê que somos crentes em Deus. Mais importante que castigar o corpo, com privações e sofrimentos, é sufocar as más tendências, verdadeiras mães de nossas desgraças.
O apóstolo mostra que a verdadeira caridade traz a resignação, que é o entendimento das dificuldades da vida como obstáculos a serem vencidos, objetivando o progresso espiritual. Alia a bondade para com todos, independente do momento, pois a vingança e o ódio corroem o sentimento e turbam os sentidos racionais, enquanto o perdão enobrece o ser. Diz ainda que a prudência deve fazer parte de quem busca a caridade, pois ser leviano traz conseqüências inesperadas, e o orgulho do homem pode contribuir para o afastamento de Deus.
Portanto estejamos atentos aos novos movimentos, ser caridoso é muito mais simples e de atitudes muito mais simples, as vezes um sorriso ou presença seja o maior ato de caridade que aquele que precisa poderia receber....sejamos mais simples e de coração mais docil para percebermos onde os atos de caridade nos elevara a Deus e fara a quem  precisa enchergar uma luz na escuridão......CARIDADE TAMBEM É VIRTUDE.....

Deus nos abençoe,
Boa semana a todos e vamos exercitar a caridade cada dia....
Um grande abraço, ate a proxima...
Monica Coelho

domingo, 25 de setembro de 2011

Grandes paradigmas: Acreditar e Confiar é a mesma coisa? veja então.....

Vivemos tempos bicudos...
Os caminhos transformam-se em vielas, as vielas em trilhas e as trilhas somem no meio de tantas opiniões e teorias de como viver de verdade!
Lembro-me aqui sentada, de uma história que ouvi e nunca mais esqueci, a respeito da diferença entre confiar e acreditar.
Conta-se que um grande e famoso equilibrista decidiu atravessar de um prédio para outro, sobre uma corda, pilotando uma bicicleta e levando na garupa a sua esposa.
Logo a imprensa noticiou, cartazes foram espalhados, não se falava em outra coisa pela cidade.
No dia marcado a cidade inteira parecia estar presente, disputando cada ponto ao redor do acontecimento.
A corda balançava ao vento...
A imprensa se posicionou em lugares estratégicos, e o equilibrista finalmente chegou com seu aparato para realizar a façanha.
O silêncio só era quebrado quando o homem, açoitado pelo vento, balançava perigosamente sobre o abismo entre os prédios, dava uma parada e prosseguia para seu destino...
uando finalmente o equilibrista completou o desafio, a imprensa o cercou e encheu de perguntas e elogios.
A população aplaudia...
Foi quando um gaiato da imprensa, querendo se destacar diante dos seus colegas, disse ao homem:
- Eu sabia que você conseguiria, nunca duvidei, afinal você é o melhor equilibrista do mundo!
O equilibrista questionou:
- Quer dizer que você sabia que eu conseguiria?
- Claro, não tinha a menor dúvida.
- Então você acredita que se eu tentar voltar agora eu conseguirei novamente?
- Lógico!
O equilibrista sorriu e disse:
- Você acredita em mim mais do que eu mesmo. Diante de tanta fé, sou obrigado a pedir pra que minha esposa desça da garupa e que você suba para fazermos o caminho de volta...
O jornalista pálido de medo e vergonha desconversou e sumiu em meio aos seus colegas...
Aí está a grande diferença entre acreditar e confiar.
Quem acredita, observa de longe e não duvida, mas não arrisca nada!
Quem confia, larga o microfone, sobe na garupa e vai junto!
Pague pra ver!
Suba na garupa e pare de viver a vida só acreditando e assistindo as conquistas alheias!
Assi, é Deus em nossa vida...pare de somente dizer que acredita se não confia o bastante para deixar que Ele tome conta de sua vida......pense nisto....

Deus nos abençoe,
Excelente semana para todos,
Até o próximo assunto ,
Monica Coelho

terça-feira, 20 de setembro de 2011

O silêncio que incomoda....


Nada se diz hoje,  quando a chuva cai e a dor faz sombra as pessoas que caminham sem
destino, sem fé.

Nada se diz ...

Nada se diz hoje, quando a lágrima acolhida pelo flagelo da miséria da alma e do corpo
não é reconhecida.

Nada se diz...

Nada se diz hoje, quando o grito e o silêncio se fazem sofrimento em cada canto desse mundo.

Nada se diz... ou se faz...

Nada!

Espero que gostem,
Que Deus nos abençoe sempre,
Um grande abraço e até a próxima!!
Mônica Coelho

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Uma enfermidade...A Mágoa. Tem cura???

Mágoa: sentimento este que como uma nuvem densa encobre todo e qualquer outro sentimento que tenhamos.
 Podemos ter um amor imenso, um carinho infinito e uma admiração sem limites, mas, quando esta pessoa nos magoa profundamente, tão profundamente que sabemos que levaremos isso para o último suspiro de nossas vidas, tudo o que era de mais divino e tão forte sentimento é encoberto por outro tão poderosamente e mais forte que nada e ninguém neste universo pode impedir que ele nos tome por inteiro, corrói nosso coração e dilacera nossa alma.
 Engraçado, mas tenho a impressão que podemos deixar de odiar, mas não podemos deixar de sentir mágoa.
Que sentimento tão poderoso é este que nos acompanha onde quer que vamos, que está enraizado em todo o nosso ser e que nos mata aos poucos.
 Muitas doenças são passiveis de cura com o avanço da medicina, mas até hoje ninguém conseguiu achar um antídoto poderoso o suficiente para curar a mágoa.
Quando perguntamos a alguém: - Você ainda está magoado com tal pessoa? e por uma questão de costume ou educação as pessoas nos respondem que não....
 Então, formulamos a pergunta de outra forma: - o que foi mesmo que aquela pessoa te fez? E ouvimos a narrativa detalhe por detalhe de todos os acontecimentos e podemos ver nos olhos da pessoa o brilho do rancor, a voz muitas vezes embarga, mas ao final ela torna a dizer, eu não sinto mais mágoa, já esqueci.
 Tolos, é claro que não esqueceram, lógico que não perdoaram, é obvio que a mágoa está lá como ferrugem, corroendo aquele coração e alma.
 Esquecemo dos aniversários de entes queridos, de datas de grande alegria, de momentos felizes, mas daqueles que nos magoaram e seus atos, isso jamais!!!
 Há sempre um fato, uma palavra, uma cena, uma atitude que estará lá para nos lembrar sempre... Fatalmente, incontestavelmente.
 A mágoa vai consumindo cada célula de nosso corpo, somatizando dia a dia, nos destruindo silenciosamente.
 E o pior é que quando nos lembramos do algoz que nos magoou, pensamos que ele terá o que merece algum dia... que mais cedo ou mais tarde, ele pagará pelo que nos fez.
 O que muitas vezes não sabemos é que aquela pessoa nem sequer se lembra do acontecido, leva sua vida, segue seu caminho e nem sequer olha para trás.
 Para ele foi somente um fato, nada mais, uma fatalidade talvez, um momento de insanidade, mas que com certeza passou e que não há mais importância.
 E nós onde quer que estejamos, tomando gota a gota do nosso próprio veneno... e torcendo que se Deus quiser e ele há de querer... o outro irá morrer pelo mal que nos fez!!!
Pensem nisto!!!!!

Até o próximo assunto....
Um excelente e abençoado final de semana,
Deus nos abençoe!!!!!
Mônica Coelho 

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O que é pecioso na vida????


Por que deixamos que a rotina diária, os afazeres domésticos, os compromissos profissionais, sociais, serem mais importantes do que estarmos ao lado de quem amamos? Por que ainda carregamos orgulho, vaidade, culpa, remorso, mágoas, diante de tantos valores mais nobres como amizade, verdade, amor? O que é a vida diante de tanta pequenez com a qual vivemos? Por que, ainda, negligenciamos os sinais que o Universo, com sua maestria e sabedoria nos contempla?
Como é viver sob os seus valores? Será que você tem essa resposta? Quantas decisões não são tomadas apenas para agradar a outras pessoas? Ou para evitar desagradá-las? São os outros que nos impedem de viver de acordo com o que acreditamos, ou somos nós mesmos que nos aprisionamos com verdadeiros grilhões, os quais podemos chamar de carência, dependência, vergonha, culpa, medo, entre outros?
O que você faria se alguém que você ama ligasse neste momento pedindo sua ajuda, seu colo? Ou se fosse para te contar algo muito bom que lhe aconteceu, qual seria sua reação? Você poderia largar o que está fazendo, inclusive deixar de ler este artigo, e ir ao seu encontro? Ou você diria que tem muito a fazer, mas quem sabe outro dia, outro horário, outro momento? Provavelmente, seria essa sua resposta, e a minha também, afinal aquilo que estamos fazendo sempre é mais importante.
É evidente que não podemos largar nosso trabalho a toda e qualquer solicitação. Mas e se fosse um telefonema avisando que a pessoa citada acima está na UTI ou que acabara de falecer, qual seria sua atitude? Eu, você, todos nós, largaríamos tudo e iríamos até lá. O que faz com que tenhamos reações tão extremas?
Pensei sobre isso quando estava no velório de um tio... era uma quarta-feira, 10hs da manhã, e todos estavam lá reunidos, pessoas que não se viam há anos, pois até então não tiveram tempo para ser ver... mas neste dia, todos haviam deixado tudo que estavam fazendo para estarem presentes naquele momento. Por que em geral, só em situações extremas podemos nos fazer presentes? Por que não conseguimos o mesmo tempo disponível em outros momentos para ver aqueles que nos são caros? Por que somos tão egoístas em privarmos aqueles a quem amamos de nossa presença e de nossa demonstração constante de amor, e fazemos isso com tanta facilidade? Pare por alguns segundos e pense nas pessoas que marcaram positivamente de alguma maneira sua vida. Não importa quantas sejam. Uma, duas, dez? Para quantas você verbalizou o quanto eram, ou lhe são, importantes? Você demonstra seu amor para todos a quem você ama? Se não, o que acha de começar hoje?
O que temos de mais valioso na vida? A casa que compramos, roupas, o carro, o sucesso profissional? Creio que não. Com certeza nosso maior tesouro está guardado bem dentro de nós, são nossos sentimentos, nossos amores eternos, e só podemos doar, dividir, perante nossas atitudes, palavras e, principalmente, nossa presença. É importante sempre nos lembrarmos que aquilo que o dinheiro pode comprar, qualquer pessoa que o tenha poderá nos dar; mas o amor, este sentimento tão nobre e valioso, só pessoas especiais podem nos oferecê-lo e isso, penso eu, é o que deveria fazer toda a diferença! E nem sempre faz. Deixamos sim, e com muita freqüência, de estarmos juntos de quem nos é importante, seja para rir, chorar, apoiar, trocar, e lamentavelmente, nos aproximamos em momentos de extrema urgência. Não que nestes momentos nossa presença não seja necessária, longe disso, mas que tal dedicarmos um pouco mais do nosso tempo para estarmos ao lado de quem amamos e que verdadeiramente nos ama? E você, o que está fazendo com seu tempo?...

Tem uma frase de Buda que representa um pouco isso que estou dizendo, da qual gosto muito e deixo para sua reflexão:
O que mais me surpreende na natureza humana é o homem que perde
a saúde em busca de riqueza material e depois
gasta toda a riqueza material para recuperar a saúde.
Vive uma vida como se nunca fosse morrer e morre como se nunca tivesse vivido.
Buda


Não viva como se fosse imortal, nenhum de nós o é, por isso, valorize e, acima de tudo, conviva com aqueles que lhes são caros, eles podem não estar amanhã para receber sua visita!
Até o próximo Blog!
Deus nos abençoe,
Monica Coelho

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Porque ser "diferente" não é normal?????


Essa é uma daquelas frases muito difundida e pouco respeitada. Hipocrisia pura, obviamente. A nossa sociedade nunca foi educada para lidar com o diferente, e, sinceramente, ainda não vejo o mínimo de esforço necessário sendo despendido para aprender a fazê-lo. Apontar o dedo, selecionar vítimas, julgar, estereotipar ou simplesmente ignorar são práticas muito mais comuns em nosso meio social.
Pessoas negras, albinas, ateias, homossexuais ou que possuam algum tipo de deficiência mental ou física nunca foram tratadas da maneira correta, ou seja, normalmente. As pessoas acham que possuem respeito por essas outras, mas na verdade elas apenas selecionam uma dessas “características” vistas como defeito e a classificam como algo peculiar e especial que deve ser tratado como um diferencial, tentando justificar a característica como se fosse um erro ter nascido negro, gay ou com retardo, por exemplo.
Esperamos que as pessoas se encaixem aos padrões exigidos, quando na verdade não existe padrão correto em se tratando da essência humana, cada pessoa é única, com desejos, objetivos, opiniões e gostos diferentes, portanto, ser diferente deveria ser normal, mas não é, não na nossa sociedade. Aquele que não se enquadra nos padrões sociais está fadado a ser visto como doente, tornando-se vítima do mau caráter alheio.
A maioria das pessoas que acha que é normal ser diferente, na verdade não se importa com tais fatos, até o momento em que descobre que seu/sua filha é homossexual, ou quando se depara com o nascimento de um filho com alguma deficiência. Ninguém se importa com a falta de sinalização e infraestrutura adequada aos deficientes físicos até estarem sentados em uma cadeira de rodas. Tudo parece ser muito normal quando o problema é com o outro. É sempre assim, a maioria das pessoas precisa experimentar para aprender. A solução me parece simples: aprender a ser gente e a tratar os outros como gente. Isso realmente deveria ser naturalmente fácil, mas não é. Em um mundo individualista, parece até que também é visto como diferente aquele que ainda se importa com o outro, ser humano não é normal, o normal seria cuidar da sua própria vida e agir de forma egoísta com todas as outras.
Devem haver dezenas de postagens aqui no blog com essa mesma temática e provavelmente haverá milhões antes mesmo que a sociedade aprenda a tratar todas as pessoas como seres humanos detentores de características particulares. Não sou hipócrita a ponto de dizer que consigo agir com naturalidade diante de todas as diferenças humanas, não consigo, mas aceito-as. Sei que, pra muita gente, deve ser muito mais difícil, nem todo mundo possui o discernimento e a vontade necessários para tal mudança, mas acredito também que ser visto como diferente é um milhão de vezes mais difícil. Que tal amenizarmos as dificuldades de ambas as partes e começarmos a respeitar uns aos outros?

Que Deus nos abençoe,
Até a prómina,
Mônica Coelho

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Recomeçar sempre......é preciso!!!!


Não importa onde você parou,
em que momento da vida você cansou,
o que importa é que sempre é possível
e necessário “Recomeçar”.

Recomeçar é dar uma nova
chance a si mesmo.
É renovar as esperanças na vida
e o mais importante:
acreditar em você de novo.

Sofreu muito nesse período?
Foi aprendizado.

Chorou muito?
Foi limpeza da alma.

Ficou com raiva das pessoas?
Foi para perdoá-las um dia.

Sentiu-se só por diversas vezes?
É por que fechaste a porta até para os outros.

Acreditou que tudo estava perdido?
Era o início da tua melhora.

Pois é!
Agora é hora de iniciar,
de pensar na luz,
de encontrar prazer nas coisas simples de novo.

Que tal um novo emprego?
Uma nova profissão?
Um corte de cabelo arrojado, diferente?
Um novo curso,
ou aquele velho desejo de aprender a pintar,
desenhar,
dominar o computador,
ou qualquer outra coisa?

Olha quanto desafio.
Quanta coisa nova nesse mundão
de meu Deus te esperando.

Tá se sentindo sozinho?
Besteira!
Tem tanta gente que você afastou
com o seu “período de isolamento”,
tem tanta gente esperando apenas um
sorriso teu para “chegar” perto de você.

Quando nos trancamos na tristeza nem
nós mesmos nos suportamos.
Ficamos horríveis.
O mau humor vai comendo nosso fígado,
até a boca ficar amarga.

Recomeçar!
Hoje é um bom dia para começar
novos desafios.

Onde você quer chegar?
Ir alto.
Sonhe alto,
queira o melhor do melhor,
queira coisas boas para a vida.
pensamentos assim trazem para nós
aquilo que desejamos.

Se pensarmos pequeno,
coisas pequenas teremos.

Já se desejarmos fortemente o melhor
e principalmente lutarmos pelo melhor,
o melhor vai se instalar na nossa vida.

E é hoje o dia da Faxina Mental.
Joga fora tudo que te prende ao passado,
ao mundinho de coisas tristes,
fotos,
peças de roupa,
papel de bala,
ingressos de cinema,
bilhetes de viagens,
e toda aquela tranqueira que guardamos
quando nos julgamos apaixonados.
Jogue tudo fora.
Mas, principalmente,
esvazie seu coração.
Fique pronto para a vida,
para um novo amor.

Lembre-se somos apaixonáveis,
somos sempre capazes de amar
muitas e muitas vezes.
Afinal de contas,
nós somos o “Amor”.


A todos, uma excelente e abençoada semana,
Deus nos abençoe!!!
um grande abraço e até a próxima....
Mônica Coelho

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Duas historias...em qual você se enquadra??? pense nisto!!



 
Deixe-me compartilhar uma história contada por Anthony Robbins em seu magnífico livro “Poder sem limites”. Nele, duas pessoas experimentam experiências de vida diferentes. De um lado, um viajante pilotava sua moto em uma rodovia quando, após um infeliz descuido, chocou-se contra a traseira de um caminhão, o qual havia freado repentinamente. A moto pegou fogo, deixando três quartos do corpo do viajante gravemente queimado. Ele lutou muito para resistir aos sofrimentos provocados pelas terríveis dores e, também, para superar o trauma do acidente. No entanto, o que parecia impossível tornou-se realidade. Após muitos anos de luta, ele conseguiu reconquistar a vida de vendedor. Todavia, parecia que o destino não lhe daria trégua. Como se não bastasse tanto sofrimento, alguns anos mais tarde, ele sofreu um terrível acidente de avião que o deixou paralisado da cintura para baixo. No outro lado da história estava um jovem e iluminado. Comediante muito rico, de apenas 22 anos e de vitalidade a toda prova. Ainda moço virou astro da televisão e do cinema. Apesar do repentino e invejável sucesso, resolveu mudar para a música e o triunfo foi, também, imediato. Construiu uma enorme fortuna e parecia ter tudo que uma pessoa poderia desejar. "Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos”. Se você tivesse que escolher entre qual das duas personagens gostaria de ser, qual escolheria? Provavelmente a segunda, não é mesmo? Não vou me alongar muito, mas a primeira, trata-se de W Mitchell que ainda vive. Sublimado, construiu família, tornou-se milionário, foi eleito para o congresso e disputou o governo do Colorado. A segunda foi John Belushi célebre comediante dos anos 70. Cidadão excêntrico, alegrou muitas vidas exceto a sua. Morreu aos 33 anos de “intoxicação aguda por cocaína e heroína”. “Os que o conheciam diziam que por fora ele era tudo, mas por dentro estava vazio”. “Adoro as coisas simples. Elas são o último refúgio de um espírito complexo”. Oscar Wilde Achar que precisamos de muito dinheiro para sermos felizes pode ser heresia. Você, por exemplo, gosta de ir a um bom restaurante? Gostaria de fazer um cruzeiro? Gosta de viajar nas férias? Pense que com um pouco de economia e disciplina você poderá fazer todas essas cobiças das quais muitos milionários não conseguem, pois não têm tempo a perder: precisam ganhar mais e mais. O fato é: você pode e deve trabalhar duro, porém com a certeza de que o dinheiro existe para lhe servir, proporcionar-lhe prazer, e não, para lhe escravizar ou trazer-lhe infortúnio. Creio que a felicidade está nas coisas simples. Muitas pessoas que conheci e conheço, e que se diziam felizes, não tinham grandes patrimônios, mas sim, um desejo indomável pela vida. Elas sublimavam todos os momentos da vida. "Dorme com a lembrança da morte e levanta com o pensamento de que a vida é curta." Provérbio Sufi O problema é que, às vezes, nos achamos importantes demais para dar atenção a esses fundamentos. Muitas vezes não conseguimos apreciar a beleza da nossa vida. Ao contrário, correndo sobre nossos próprios pés, não temos tempo de agir para combater a arrogância, a avareza e o ódio os quais parecem suplantar o amor e a compaixão. No decorrer dos dias estressantes, deixamos de encontrar tempo para alimentar o nosso corpo, mas encontramos espaço para alimentar as nossas vaidades. Levamos uma vida frenética para construir tudo aquilo que não podemos levar desta vida e, por isso, deixamos de levar daqui tudo que poderíamos, mas não realizamos. Às vezes temos pressa demais de conseguir os bens materiais e não conseguimos apreciar todas as maravilhas à nossa volta. Não conseguimos ter calma para ouvir as pessoas ou conversar com os amigos. Não damos valor ao fato de ter um teto sobre nossa cabeça, esquecemos de agradecer pela dádiva do alimento, lar, família, trabalho, de ter acordado com saúde e tantas outras preciosidades. Aliás, não deve ser por um acaso que chamamos o dia de hoje de presente, não é mesmo? “A vida sem reflexão não merece ser vivida”Sócrates Mas, como atenuar a situação? Buscar o equilíbrio costuma ser um bom começo. E por falar nisso, como anda à vida espiritual? Tem freqüentado a igreja, cultos etc? Que nota você se daria para o relacionamento familiar? Você tem curtido férias em família? Tem ido a restaurantes juntos? Ao cinema? Tem feito passeios? E com relação a sua saúde: tem se alimentado adequadamente? Tem feito exercícios regularmente? Tem feito check up anualmente? Tem praticado esporte habitualmente? Quanto à sua educação: você tem lido livros? Tem freqüentado cursos? Tem ido a palestras e congressos? Como relação ao seu ritmo de trabalho: as jornadas têm sido demasiadamente longas ou na medida certa? São interessantes ou estressantes? E as suas amizades: você tem tido tempo para fazer novos amigos? Consegue encontrar os velhos amigos pelo menos uma vez por semana? Como reflexão final, devo ressaltar duas regras de ouro. Uma delas diz que “nunca é tarde para mudar” e a outra nos ensina que “é preferível sermos pacientes durantes os dias de trabalho, do que ser paciente no leito do hospital”.
Excelente final de semana a todos,
Que Deus nos abençoe!!!
Até  a próxima...
Mônica Coelho

sábado, 3 de setembro de 2011

Dez coisas importantes para manter o equilibrio

I – Tenha controle de sua língua. Sempre diga menos do que pensa. Cultive uma voz baixa e suave. A maneira como se fala muitas vezes impressiona muito mais do que aquilo que se fala.
II – Pense antes de fazer uma promessa e depois não dê importância ao quanto lhe custa.
III – Nunca deixe passar uma oportunidade para dizer uma coisa meiga e animadora a uma pessoa ou a respeito dela.
IV – Tenha interesse nos outros, em suas ocupações, seu bem-estar, seus lares e famílias. Seja alegre com os que riem e lamente com os que choram. Deixe cada pessoa com quem encontra, sentir que você lhe dispensa importância e atenção.
V – Seja alegre. Conserve para cima os cantos da boca. Esconda as suas dores, deus desapontamentos e inquietações sob um sorriso. Ria de histórias boas e aprenda a contá-las.
VI – Conserve a mente aberta para todas as questões da discussão. Investigue, mas não argumente. É marca de ser superior… discordar e ainda conservar a amizade.
VII – Deixa as suas virtudes falarem por si mesmo e recuse a falar das faltas e fraquezas dos outros. Desencoraje murmúrios. Faça uma regra de falar coisas boas aos outros.
VIII – Tenha cuidado com os sentimentos dos outros. Gracejos e humor não valem a pena e freqüentemente magoam quando menos se espera.
IX – Não faça caso das observações más a seu respeito. Só viva de modo que ninguém acredite nelas. Nervosismo e indigestão são causas comuns para maledicência.
X – Não seja tão ansioso a respeito de seus direitos. Trabalhe, tenha paciência, conserve seu temperamento calmo, esqueça de si mesmo e receberá a sua recompensa. 

Que Deus nos abençoe!!!
Excelente final de semana a todos,
Mônica Coelho

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Esperança...por Mário Quintana



                                             Mário Quintana




Esperança
Mário Quintana

Lá bem no alto do décimo segundo andar do Ano
Vive uma louca chamada Esperança
E ela pensa que quando todas as sirenas
Todas as buzinas
Todos os reco-recos tocarem
Atira-se
E
— ó delicioso vôo!
Ela será encontrada miraculosamente incólume na calçada,
Outra vez criança...
E em torno dela indagará o povo:
— Como é teu nome, meninazinha de olhos verdes?
E ela lhes dirá
(É preciso dizer-lhes tudo de novo!)
Ela lhes dirá bem devagarinho, para que não esqueçam:
— O meu nome é ES-PE-RAN-ÇA...

Texto extraído do livro "
Nova Antologia Poética", Editora Globo - São Paulo, 1998, pág. 118.

Um Excelente final de semana a todos,
Deus nos abençoe!!
Mônica Coelho